LAGOA DO TEOBALDO, Antônio Dias ,MG 

Esta bela e desconhecida lagoa natural, localizada a 1000 metros de altitude, numa região montanhosa no município de Antônio Dias, na bacia do Rio Piracicaba, passou a ter mais visibilidade a partir de vários trabalhos desenvolvidos ali pelo consultor ambiental Cláudio Guerra e parceiros. 

 

SAIBA MAIS:
BREVE HISTÓRICO DO MOVIMENTO PELA PRESERVAÇÃO DA LAGOA DO TEOBALDO
DADOS DA LAGOA DO TEOBALDO
A IMPORTÂNCIA DA LAGOA
A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA LAGOA DO TEOBALDO
O ENCONTRO ANUAL DAS ÁGUAS, ÀS MARGENS DA LAGOA
MATÉRIA DA REVISTA ÁGUAS DO RIO DOCE SOBRE A LAGOA
PESQUISA UFMG : “ESTUDOS LIMNOLÓGICOS E SÓCIO-ECONÔMICOS NA BACIA DE DRENAGEM DA LAGOA DO TEOBALDO”

 

BREVE HISTÓRICO DO MOVIMENTO PELA PRESERVAÇÃO DA LAGOA DO TEOBALDO

 A bela e desconhecida Lagoa do Teobaldo passou a ter mais visibilidade a partir da publicação do livro Meio Ambiente e Trabalho no Mundo do Eucalipto. Dois pontos chamavam a atenção para ela: sua localização a 1000 metros de altitude e suas margens cobertas pelo eucalipto.

Em 1996, Cláudio Guerra conseguiu apoios da Prefeitura Municipal e da comunidade local e sensibilizou o Prof. Francisco Barbosa (UFMG) da importância de se desenvolver alí um estudo científico. Assim, no período 1996-1998, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG realizou a pesquisa: “Estudos limnológicos e sócio-econômicos na bacia de drenagem da Lagoa do Teobaldo”. Claudio foi membro da equipe técnica do Prof. Francisco, que, finalizado o trabalho, apresentou seus resultados à comunidade local em reunião na Câmara Municipal.

Em 1999,a Lagoa do Teobaldo recebeu a visita da Expedição Piracicaba 300 anos depois, quando foi celebrada nas suas margens uma Missa das Águas, com a participação de mais de 500 pessoas, entre elas vários prefeitos da região, deputados, o Secretário de Meio Ambiente do Governo de Minas, Tilden Santiago, além de repórteres de vários veículos de comunicação. A partir desse evento, um grupo de amigos e pessoas interessadas na preservação da Lagoa passaram a organizar o Encontro Anual das Águas, junto às suas margens. Cláudio Guerra, Sr.Xéo, o deputado Ivo José e o prof. Francisco Barbosa foram alguns dos pioneiros no trabalho de divulgar, estudar e lutar pela preservação da Lagoa.

Em maio de 2000, em Belo Horizonte, se reuniram, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o Secretário Adjunto Cláudio Guerra e os senhores Márcio Costa e José Geraldo Rivelli, representantes da CENIBRA, quando a empresa firmou o compromisso de retirar o eucalipto das margens da Lagoa do Teobaldo.
No ano de 2003, foi criada a AALT(Associação dos Amigos da Lagoa do Teobaldo).Em 2004, o eucalipto foi efetivamente retirado e nas margens da Lagoa foram plantadas cerca de 5 mil espécies nativas.

 

DADOS DA LAGOA DO TEOBALDO(Antônio Dias-MG)                                            

A Lagoa do Teobaldo fica próxima à Serra do Cocais, na divisa dos municípios de Antônio Dias e Coronel Fabriciano, e faz parte de um cenário bastante original de montanhas, belezas naturais, águas, peixes, pássaros e onde se pode apreciar também o vento, o silêncio e lindas noites estreladas!! É um lugar ideal para descansar, sentir a natureza, fazer caminhadas, pescar (com vara) e também para reunir os amigos num pic-nic.

LOCALIZAÇÃO: Município de Antônio Dias-( 50 Km Vale do Aço; 148 Km de BH )

ALTITUDE: 1.000 m 

ÁREA APROXIMADA DA LAGOA: 10 ha ( equivalente a 10 campos de futebol)

PROFUNDIDADE MÁXIMA: 8,0 m, na parte central da lagoa

 

OPÇÕES TURÍSTICAS DA LAGOA

Turismo de Verão:
Pesca esportiva(amadora), passeios de barco, natação, cavalgadas, “mountain bike”, visitas orientadas de estudantes, encontros ambientais,  caminhadas em região montanhosa de paisagem bucólica, de rara beleza cênica e com vários mirantes.

Turismo de Inverno:
Pesca esportiva, festas locais (juninas) com o céu muito estrelado, caminhadas, encontros musicais ( serestas) em noites de lua cheia, etc

Peixes na Lagoa do Teobaldo:

Os moradores mais antigos afirmam que a Lagoa sempre teve grande quantidade de apenas algumas espécies de peixes ( lambari bocarra e traíra ). Ela é, portanto, pobre em variedade de peixes, mas rica em quantidade. Daí surgiu a idéia de se introduzir espécies de peixes de outras regiões ou até do estrangeiro, o que é preocupante.

. Espécies de Peixes coletadas por pesquisadores da UFMG na Lagoa do Teobaldo :
Lambari bocarra, Traíra, Cará, Corvina,  Bagre( Mandi), Guppy sete cores, Barrigudinho, Carpa e
Tilápia ( estas 3últimas  são  espécies exóticas,  trazidas de outra região ou país)

 

IMPORTÂNCIA DA LAGOA 


A Lagoa Natural do Teobaldo não é apenas um “lugar especial” para os
amantes da natureza. Ela tem uma importância econômica, ambiental e
social para a região.

IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA DA REGIÃO

O homem, os animais, as plantas não vivem sem a água. Ela é muito importante também para nossa saúde e para a produção de alimentos.  A Lagoa do Teobaldo produz a água, que descendo da montanha vai alimentar o Córrego Santana, depois o Ribeirão Severo, até desaguar no Rio Piracicaba, perto da Usina de Sá Carvalho. Portanto, a Lagoa é importante para a sobrevivência de dezenas de famílias e para suas atividades de agricultura e pecuária.

IMPORTÂNCIA PARA A COMUNIDADE LOCAL

A Lagoa é a única área de lazer e recreação para a população local, principalmente a pesca, embora ela ainda desfrute pouco deste benefício. Os moradores mais antigos têm uma ligação afetiva forte com a Lagoa, que vem de décadas atrás, quando se celebrava, nas suas margens, uma missa anual. A primeira delas foi realizada no dia 18 de julho de 1936 pelo Bispo de Mariana, Dom Helvécio de Oliveira, que alí ergueu um cruzeiro de madeira, ainda hoje lá presente, com a data marcada a ferro na braúna. Anos depois, em 1944, D. Helvécio desempenhou papel fundamental na criação do Parque Estadual do Rio Doce.  Por esta razão a principal lagoa do Parque leva seu nome.
                                           

IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE DA REGIÃO

Dentro do Parque Estadual do Rio Doce e no seu entorno, perto do Vale do Aço, existe mais de uma centena de lagoas naturais, todas localizadas a altitudes variando de 200 a 300 metros. A Lagoa do Teobaldo é uma verdadeira caixa dágua da natureza, sendo o maior reservatório natural de água em região montanhosa de toda a Bacia do Rio Piracicaba. Por sua originalidade e características específicas, ela possui um valor ambiental inestimável, desempenhando funções ecológicas importantes, tais como : 

. Fonte produtora de água limpa, pois é muito bem servida pelas chuvas devido a sua altitude. Assim, ela coleta e armazena a água que vai ter usos variados na região.

. Reserva de nossa biodiversidade ou seja, ela é a morada de milhares de seres vivos da fauna e flora aquáticas

. Fonte de água que mata a sede e serve de refúgio para centenas de aves, pássaros, mamíferos, anfíbios e répteis.

. Espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental, principalmente para estudantes, mas também para professores.

 

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA LAGOA DO TEOBALDO
Gente se unindo para cuidar de nossas águas


A Associação dos Amigos da Lagoa do Teobaldo ( AALT) é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos e sem conotações político- partidárias, que tem como principais objetivos divulgar a Lagoa do Teobaldo, mostrar seu valor econômico, social e ambiental, bem como defender a sua preservação.

Criada em 2003, ela é formada por um grupo de pessoas de diversas áreas profissionais (agricultores da região, lideranças comunitárias, professores, estudantes, engenheiros, sociólogos, biólogos, em diferentes cidades, tendo como elemento de ligação o afeto à Lagoa.

Principais atividades desenvolvidas pela ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA LAGOA TEOBALDO:

 . Parceria com a Beira do Rio Produções para a finalização do documentário “As Crianças da Montanha”, mostrando a realidade ambiental da Lagoa e as dificuldades das crianças que lá vivem.

. Elaboração e impressão da Cartilha : Conhecendo a Lagoa do Teobaldo

. Curso de Treinamento de 8,0h para  15 associados, os “Monitores da Lagoa”        

. Organização do Encontro Anual das Águas, às margens da Lagoa, a partir de 2003.

. Elaboração do Ante- Projeto de um Centro de Convivência, localizado às margens da Lagoa

. A negociação e depois a construção da parceria CENIBRA- AALT ocorreram em reuniões públicas realizadas às margens da Lagoa do Teobaldo e na fazenda do Sr.Xéo e renderam bons frutos : a retirada do eucalipto e o plantio de espécies nativas, bem como o apoio da CENIBRA ao Encontro Anual das Águas, às margens da Lagoa.


Grupo de Monitores treinados pela AALT


Sr.Xéo, Claudio Guerra , da AALT e José Geraldo Rivelli, da
CENIBRA


Equipe técnica da CENIBRA e representantes da Associação dos Amigos da
Lagoa Teobaldo

 

O ENCONTRO ANUAL DAS ÁGUAS, ÀS MARGENS DA LAGOA TEOBALDO
“Sábia é a sociedade que dá força aos pequenos e valoriza sua cultura local”(Silvestre Gorgulho)

 

 

Missa das Águas da Expedição Piracicaba( 1999):
margens da Lagoa completamente cobertas pelo
eucalipto, inclusive a praça do Cruzeiro.

O Encontro Anual das Águas da Lagoa do Teobaldo é uma iniciativa da AALT em parceria com a CENIBRA e conta com a colaboração da COPASA, Rádio Integração FM e PMMG( Polícia Ambiental). Inicialmente, o Encontro era realizado no mês de março, no Dia Mundial da Água, mas as chuvas constantes no período e a situação ruim das estradas de acesso à Lagoa nos levaram a mudar o evento para junho, na Semana do Meio Ambiente.

O evento, que vem sendo realizado ininterruptamente nos últimos 10 anos, conta com várias atividades voltadas para as crianças, estudantes e para os moradores da região. Basicamente, a programação consiste de:

. Apresentação das crianças das 3 escolas rurais existentes no entorno da Lagoa

. Organização de brincadeiras e competições entre as crianças com distribuição de lanches e brindes.

.Apresentação de músicos locais

. Plantio de mudas nas margens da Lagoa pelas crianças

. Oração coletiva das águas

. Abraço simbólico na Lagoa.

. Show de viola sertaneja, sanfona e instrumentos de sopro (Sr. Xéo, Zé Roberto, Sr. Nem, Quarteto do Sr.Lú).

O Encontro das Águas do Teobaldo se consolidou como um evento regional marcante e numa oportunidade de confraternização entre pessoas e famílias que vivem na região. Por esta razão, os moradores dali chamam o evento de “Festa da Lagoa Teobaldo”


Organizando o Encontro : Júlio Madeira, da CENIBRA,  Sr.Xéo,
Cláudio Guerra e Joãozinho, da AALT


Rádio Integração FM, de Antônio Dias, uma grande parceira do
movimento de preservação da Lagoa do Teobaldo

Crianças das escolas rurais são prestigiadas no Encontro Anual das Águas no Teobaldo.

No meio rural do município de Antônio Dias(MG), os alunos enfrentam diariamente uma realidade muito difícil: precariedade das instalações das escolas, alta rotatividade dos professores (por seus maus salários e más condições de trabalho) e deslocamentos que ainda são feitos a pé, em grandes distâncias.
Diante deste cenário e com o objetivo de chamar a atenção para as crianças do meio rural e valorizá-las, a ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA LAGOA DO TEOBALDO (AALT), resolveu, inserir a participação das crianças que vivem no entorno da lagoa no Encontro Anual das Águas, através de várias atividades voltadas para elas.

Um acordo firmado com três escolas públicas próximas à Lagoa permite às crianças trabalharem o tema “Água” na sala de aula e terem a oportunidade no dia do Encontro de visitar e conhecer a lagoa, como também participar do evento com a apresentação dos trabalhos de pesquisa, números musicais, teatros, declamação de poesias, brincadeiras e jogos. São sorteados brindes e distribuídos lanches para todas elas, aliando lazer e educação.


Crianças da Escola Municipal Hermundina Coura, que fica
próxima á Lagoa.


Apresentação das crianças


Flávia Soares, estudante, 12 anos. Uma líder mirim que vive às margens da
Lagoa e quer a sua preservação.


Elisângela, da AALT, é a responsável pelas brincadeiras, competições e
distribuição de brindes para as crianças


Crianças se preparando para subir ao palco na Praça do Cruzeiro,
às margens da Lagoa


Abertura do Encontro : Claudio Guerra, Francisco Barbosa, Deuseles  Firme e
Wiliam Marques (Prefeito de A. Dias)


Celebração de Missa Campal das Águas


Homenagem aos moradores mais antigos da região


Apresentações do Quarteto do Sr.Lú : presença certa em todos
os  encontros na Lagoa do Teobaldo


Sr. Xéo : morador  há 84 anos na região,  fazendeiro, violeiro e
amigo da Lagoa do Teobaldo

 O Encontro das Águas na Lagoa Teobaldo se tornou uma festa de confraternização das famílias que vivem naquela microrregião

ss

 


Sr. José Filim, 84 anos, junto ao cruzeiro
na beira da Lagoa, que ele ajudou a
erguer em 1936.  

 


Oração coletiva, realizada todo ano às margens da Lagoa

 
Café comunitário, servido junto ao cruzeiro
(presente nas margens da Lagoa desde 1936)

 
Tradicional “abraço na Lagoa” é realizado todo ano.

 

Matéria da Revista Águas do Rio Doce, 2006

 

PESQUISA : “ESTUDOS LIMNOLÓGICOS E SÓCIO-ECONÔMICOS NA BACIA DE DRENAGEM DA LAGOA DO TEOBALDO”
Clique aqui para visualizar o arquivo

<< Voltar ao início